segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Escalante: mais paisagens inusitadas


29 de julho a 1 de agosto de 2015



Começa a parte da viagem em que o Fe não mais viaja conosco até eu ir para o Brasil ver meus pais no meio de agosto e o Fe acabar o projeto dele em setembro. Como eu mencionei no post anterior, eu sigo viajando com a Denise e o Gabriel, no camelão =)


Ao norte de Capitol Reef National Park

Jerusalem Cricket: em português seria grilo de Jerusalém traduzindo ao pé-da-letra, ironicamente isso não é um grilo e também não é de Jerusalém. Eu até achei que tinha visto um bicho novo porque nenhum ranger em 3 centros de informações turísticas alguma vez já tinha visto esse bicho antes, até um deles finalmente quebrar o mistério e nos contar como esse bichinho estranho é até interessante: Esse bichinho simpático as vezes come sua comida com um cisto de um parasita chamado horseworm,  esse parasita emerge assim que entra no intestino do "grilo de Jerusalém". Quando o parasita chega a sua maturidade, ele causa uma sede extrema no hospedeiro. Assim que o hospedeiro acha água, o parasita sai do hospedeiro pela boca ou até explode o abdômen do hospedeiro! eca. Na água, o verme tenta achar um parceiro para se reproduzir.  Esse parasita não oferece perigo a humanos ou animais domésticos. Ele gosta mesmo é de grilos e falsos-grilos. Para ver a larva saindo de um grilo, veja  abaixo:


Ao norte de Capitol Reef National Park
No caminho, paramos em um centro de informações em Torrey. Perguntei se ela sabia de algum  dispersive camping  por ali. A senhora abriu um sorriso e nos disse: "vocês vão me amar por isso!". E voltou com um mapa gigante com todos as florestas nacionais e BLMs (bureau of land management), parques nacionais e estradas de Utah, o estado americano que estamos agora. UAU, esse não é um mapa qualquer, esse é basicamente um mapa de onde dormir de graça nos Estados Unidos se você acampa ou dorme no seu veículo. Ela estava certa, amamos essa senhora!

Escalante, Lower Calf Creek Falls Trail: a trilha é fácil, praticamente sem subida, mas com muita areia e como todos os lugares por aqui, com pouca sombra e muito calor.

Escalante, Lower Calf Creek Falls Trail: começamos a trilha ao meio-dia, um horário estúpido para se começar uma trilha com o calor que faz aqui em julho, recomendo ir mais cedo....
Escalante, Lower Calf Creek Falls: chegamos e antes de bater o olho nessa cachoeira linda, batemos o olho em uma bunda bem branca de uma mulher tirando o biquíni molhado e se trocando em um tronco de árvore sem nenhum pudor. E depois brasileiro que é sem-vergonha!
Escalante, Lower Calf Creek Falls:  olhamos para trás e vimos essa placa de "proibido fazer cocô no mato" (mesmo!??)

E no meio da trilha para a cachoeira..... conseguem ver?
uma cobrinha simpática, provavelmente uma Gopher Snake
Continuamos dirigindo um pouco mais até chegar no Devil's Garden. O acesso se dá por uma estradinha de terra do tipo "costelinha" por uns 20km. A parte boa é que lá quase não tem turistas, e o lugar é fantástico. Melhor ainda para nós, o Escalante faz parte de uma BLM, e basta preencher um formulário de autorização em qualquer centro de visitantes do parque ou mesmo na entrada da trilha do Devil's Garden e se pode dormir aqui de graça, com uma vista fantástica e um banheiro químico.

Escalante, Devil's Garden:  Essa paisagem peculiar é resultado de milhões de anos de erosão, esculpindo a areia sedimentada e consolidada. 
Escalante, Devil's Garden
Escalante, Devil's Garden
Escalante, Devil's Garden

Escalante, Devil's Garden

Escalante, Devil's Garden
Escalante, Devil's Garden
Escalante, Devil's Garden

Escalante, Devil's Garden

Escalante, Devil's Garden
Escalante, Devil's Garden e o Camelão. Aqui dormimos legalmente, de graça, e com essa vista...

e esse por-do-sol =)

Um comentário: