terça-feira, 8 de setembro de 2015

bisões, pronghorns, e como dormir de graça nos USA!

6 e 7 de julho de 2015

Dia de ver animais diferentes cruzando a pista na nossa frente! bisões, ursos e pronghorns!

Hoje também foi um inferno de achar camping dentro do parque. Dos 12 campgrounds do Yellowstone, todos estavam cheios. Chegamos no início de julho, época em que todos parecem querer aproveitar as férias de verão das crianças. Resultado: campings cheios e os poucos lugares dentro do parque que permitem acessar a internet (a 5 dolares a hora) não funcionavam com a alta demanda.

Tivemos que dirigir mais de 50km para sair do parque e tentar achar um lugar para passarmos a noite. Imagino que deva acontecer com frequência de as pessoas não conseguirem camping dentro do Yellowstone (e é ilegal dormir fora da área de campings e hotéis dentro de um parque nacional), porque assim que saímos do parque, vimos uma placa dizendo que havia lugares específicos para "dispersive camping"disponíveis na cidade. Nunca tinha ouvido esse termo, mas de alguma forma concluímos que era alguma forma de passar a noite de forma barata.

Logo na saída do parque (entrada nordeste do parque), encontramos um centro de informações turísticas e perguntamos o que era esse "dispersive camping". Uma senhora muito simpática nos explicou que eram lugares disponibilizados pelo governo para dormimos de graça. O único requerimento era não dormir em barracas, e sim dentro do carro, trailler, motorhome, etc já que estamos em área de ursos.

"Dispersive Camping" é basicamente um lugar, em geral em florestas nacionais (mas aqui não era uma floresta nacional), com estradas de terra e clareiras abertas na floresta próximo à estrada simulando um camping, onde você pode estacionar e acampar. Nesses lugares não é permitido fazer fogo, mas muita gente faz mesmo assim. E normalmente esses lugares também não possuem nenhuma estrutura (mesa, banheiros,  água, etc).

Para nós um mundo novo de lugares calmos e gratuitos se abriu. Descobrimos que as florestas nacionais cobrem uma larga fatia do território americano e aqui a segurança não é um problema. Começamos a dormir na calmaria da mata, a ver céus muito estrelados e a acordamos com o sol nascendo no meio das árvores e com passarinhos cantando. Nada do barulho da cidade, nada do barulho das pessoas. Paz descreve bem a maioria das florestas nacionais em que dormimos, além é claro, de ser grátis!

Mammoth Hot Springs: e esse foi o primeiro dos bisões que vimos!
Mammoth Hot Springs:  bisões machos podem pesar até 900 quilos e as fêmeas até 500 quilos. Esse bicho grande pode correr até 55 quilômetros por hora!
Calcite Spring: essas colunas verticais foram formadas pelo rápido resfriamento da lava após uma erupção vulcânica a mais de 1 milhão de anos atrás.
Calcite Spring: a foto acima mostra um zoom das colunas verticais na parte superior esquerda do morro. Nessa foto também pode-se ver estruturas semelhantes na parte inferior do morro: são colunas causadas pelo rápido resfriamento da lava a mais de 10 milhões de anos atrás.

Lammar Valley: ótimo lugar para ver bichos. Nesse lugar vimos muitos e muitos bisões juntos, e mais tarde também vimos ursos, alces e pronghorns!
Lammar Valley: bisões bem pertinho =)

Lammar Valley: bisões cruzando a pista, fazendo barulho, e passando do ladinho do Barnabé!
Em 1800 e tanto, quando Yellowstone ainda não tinha os regulamentos e o número de guardas-florestais que tem hoje, a caça aos bisões era indiscriminada. Os caçadores não comiam sua carne, mas sim  matavam os bisões como troféus, exibindo sua cabeça. Vimos fotos de antigamente com dezenas de cabeças de bisões empilhadas uma em cima da outra. Também o exército americano, no final dos anos 1800, iniciou uma grande campanha de eliminação dos bisões em território nacional, para controlar tribos indígenas que dependiam desses animais.Chegou-se ao ponto que milhares de bisões se resumiram a apenas alguns indivíduos. No Yellowstone, havia cerca de 1000 bisões em 1872, e cerca de 24 em 1902. Com medo da extinção, o parque comprou 21 cabeças de um rebanho privado e os trouxe para Yellowstone. A população de bisões naquela época foi manejada de perto e hoje o parque conta com mais de 3000 bisões.
Bisões com seus filhotinhos.
Barnabé e os bisões
Bisões atravessando a pista e causando um belo de um transito =)
Lammar Valley: Esse ai é um pronghorn, não tenho nem ideia de qual é a tradução em português. Esse é o mamífero mais rápido da América do Norte. Graças a uma traqueia, coração e pulmões maiores, esse animal pode atingir 80 km/h!
Para completar o dia, ainda vimos 2 filhotes de urso com sua mamãe. Esses são black bears (mesmo sendo marrons).
Um exemplo de floresta que pegou fogo. Aqui eles deixam a natureza fazer sua parte: árvores caídas continuam caídas, o fogo de causas naturais é deixado queimar. O interessante aqui desse tipo de floresta (Lodgepole pine forest) é a forma como as sementes são liberadas: o cone, onde ficam as sementes (parecido com aqueles que usamos para fazer as guirlandas de natal), é coberto por uma resina que só abre com o fogo. O fogo é responsável por derreter essa resina e então liberar as sementes. Quando este tipo de floresta está madura, as árvores crescem tão juntinhas uma das outras que nenhuma outra planta consegue sobreviver. Com o fogo, criam-se áreas de mosaicos, que permitem que a luz do sol alcance o solo. As sementes da Lodgepole Pine são liberadas e encontram condições apropriadas para germinar. Uma variedade maior de plantas agora consegue crescer no solo rico em nutrientes deixado pelo fogo e servirão de alimento para outros animais. Diz-se aqui, que os incêndios naturais são essenciais para a vida na floresta, e só são controlados se forem causados pelo homem.

Uma flor diferente que se encontra por aqui...
No início do dia passamos pela Mammoth Hot Springs outra vez para conhecer o Lower Terraces, a  parte de baixo dos terraços que vimos ontem. Continuo achando esse lugar fantástico!

Mammoth Hot Springs, Lower Terraces

E o fim do dia....

Dispersive camping: aqui cozinhamos e dormimos de graça, em um espaço próprio para isso e sem fazer nada de errado =)