sábado, 18 de junho de 2016

Sequoia National Park: parque de árvores gigantes!


21 e 22 de setembro de 2015




Hoje eu recebi a notícia de que fui aprovada para fazer a prova para tirar a minha cidadania canadense! Nossos planos agora mudaram por causa disso e temos que definir logo onde vamos estar até o dia 4 de outubro, para dar tempo de voltar para o Canadá para fazer a prova. Nossa viagem  partir de agora será bem mais acelerada!

Tiramos o dia para trocar os 4 pneus do Barnabé antes de passarmos para o México, fazer um check-up geral no carro e seguir para o Sequoia National Park. Do centro de informações turísticas na entrada do parque até o camping demoramos 1 hora subindo, subindo, subindo... e encontramos até um filhote de urso que pareceu ter tomado um rola no caminho.


Sequoia National Park: e um filhote de urso cruzou nosso caminho..

Sequoia National Park: e acho que ele tomou um rola...
Escolhemos o Lodgepole Campground porque tinha chuveiros, mas devido à seca os chuveiros estavam fechados. Que raiva! Lá fomos nós tomar banho de adstringente de novo... =(

De manhã fomos fazer uma trilha pelo parque e passamos pela maior árvore do mundo em volume, a Sherman Tree.

Sequoia National Park, Sherman Tree: essa  árvore é famosa por ser a maior árvore do mundo em volume do seu tronco. Segundo o parque, várias árvores são mais altas, mas nenhuma tem mais madeira do que essa aí.

Sequoia National Park, Sherman Tree: 83.8 metros de altura e 33 metros de circunferência na base.

Sequoia National Park: o que nos decepcionou um pouco nesse parque é que não havia muitas árvores gigantes uma do ladinho da outra como em Elk Prairie, que fomos de bike a uns meses atrás e vimos as primas das sequoias, as Coast redwoods. Mas pode ser porque nossa expectativa para o Sequoia National Park estivesse alta demais. 

Sequoia National Park, Tunnel Tree: forma mais fácil de abrir passagem na trilha =)

Sequoia National Park: o sistema de raízes dessas plantas é intrigante. Elas são relativamente superficiais, pouco profundas, especialmente se comparado ao tamanho dessas árvores. No solo, elas podem se alastrar por 60-90 metros em direção à água.

Sequoia National Park, Room Tree: dentro de uma caverna? não, dentro de uma árvore!

Sequoia National Park: à esquerda uma árvore caída, à direita uma árvore viva.

Sequoia National Park: um dos poucos lugares nesse parque que achamos com várias árvores gigantes uma do ladinho da outra.

Sequoia National Park

Sequoia National Park: estima-se que a sequoias mais velhas do parque tenham entre 1800 e 3000 anos de idade!

Sequoia National Park, Pillars of Hercules: as árvores são gigantes porque possuem um ótimo sistema de defesa e raízes extensivas que vão longe atrás da água, mesmo não sendo fundas, elas crescem ao longo da superfície. O tronco possui componentes químicos (tannins) que afastam os insetos e os fungos e as torna mais resistentes as doenças. As fibras do tronco também possuem um tipo de isolamento contra o fogo e não queimam facilmente.

Sequoia National Park

Sequoia National Park, Black Arch: pelo buraco de uma árvore viva  (abaixo)

Sequoia National Park, Black Arch: houve um tempo nesse parque em que árvores gigantes de 2000 anos eram cortadas pelo risco delas caírem sobre cabines de aluguel para turistas. Hoje esse tipo de atitude é inaceitável em um parque nacional, que preza mais pela preservação da natureza que para o turismo.

Sequoia National Park: As sequoias crescem no chamado Sequoia Belt, ou cinturão das sequoias traduzindo ao pé da letra. A cima de 2290 metros de altitude é geralmente muito frio para eles crescerem, e abaixo de 1520 metros de altura, é muito seco, o que restringe as condições favoráveis para o seu crescimento ao "cinturão".

Hungry Valley State Vehicular Recreation Area: O fim da tarde se aproximava e necessitávamos de um lugar para parar o Barnabé e dormir. Achamos um camping sem estrutura nenhuma e não queríamos pagar, especialmente agora que sabemos os locais para se dormir de graça nos Estados Unidos, só queremos pagar quando o lugar oferece água ou chuveiros. Na maior cara-de-pau eu perguntei para o dono do camping se não havia algum outro lugar por ali que tivesse chuveiros, ou se existia um parque nacional por ali para dormimos de graça. E ele nos indicou um lugar =). No fim não tivemos certeza se paramos no lugar que ele disse ou não, mas gostamos de como o lugar era tranquilo e como a paisagem era bela.

Hungry Valley State Vehicular Recreation Area: Aqui armamos nossa mesa, cozinhamos, tomamos banho pelados a luz das estrelas aproveitando a quietude do lugar. 5 minutos depois do banho vimos 2 quadriciclos passando por nós e indo para as dunas não muito longe de onde estávamos. Foi por pouco que não nos viram tomando banho! hahaha. Mas ficamos um pouco com medo daquilo, não imaginávamos o que 2 quadriciclos poderiam estar fazendo àquela hora da noite lá. Mas no dia seguinte, quando nos expulsaram um pouco depois que tomamos nosso café da manhã descobrimos: ali é o terceiro maior parque para veículos de recreação off-road do Estado da Califórnia, são mais de 130 milhas de estradinhas para todos os OHV (Off-Highway Vehicle). Na hora de sair pagamos 10 dólares por usar a área, mas pelo menos dormimos em uma paisagem bonita, mas pelo jeito não era permitido acampar por lá... ops

Nenhum comentário:

Postar um comentário