sexta-feira, 25 de setembro de 2015

gêiseres cuspindo água do chão, lama borbulhando do solo, alces e nascentes esverdeadas: Yellowstone

8 e 9 de julho de 2015

Dia de muitas coisas novas para nós: mud pots, geisers cuspindo água do chão, cavernas com barulho de panela de pressão. Vimo até um elk (alce) gigante =)

Hoje acordamos as 5 da manhã para tentar arranjar um camping! Esse parque está uma loucura porque é férias e anda bem difícil achar um lugar para ficar dentro do camping. É claro que sempre que dá nós preferimos ficar em uma floresta nacional de graça e mais sossegado, mas esse parque é grande demais, então o tempo e o combustível que se gasta até chegar num lugar que ainda não vimos dentro do parque acaba não valendo a pena ficar fora do parque.

Dentro do parque, os campings se comunicam e um avisa o outro quando os demais campings já encheram. Ontem, às 6 da manhã todos os campings estavam cheios. Isso não fazia sentido nenhum para nós.. como um camping pode estar cheio as 6 da manhã, se o check-out é as 11:00!? De qualquer forma, seguimos os conselhos dos atendentes e hoje decidimos acordar as 5 da manhã e tentar achar um lugar vazio em um camping dentro parque, já que dirigir tanto desnecessariamente é cansativo. Claro que demoramos vendo alce, pegando bisão na pista, tirando foto da névoa da manhã, e no fim, chegamos tarde e não achamos camping hehehe.

Á noite fomos para a saída oeste para achar internet (que também não funciona dentro do parque) e um lugar para ficar. Os campings estavam variando entre 40 e 60 dólares a noite, um absurdo na nossa opinião. Perguntei no centro de informações turísticas (que era a câmara de comércio da cidade) sobre o dispersive camping, que como eu mencionei a alguns posts atrás, é gratuito é para nós está ótimo, porque temos tudo de que precisamos no Barnabé.

A mulher do centro de informações turísticas nos informou que ali não tinha, porque a cidade já oferecia opções baratas de hotéis e campings. Tá bom então né... se não tem, paciência. Na época ainda não sabíamos que podíamos dormir em qualquer floresta nacional. Seguimos o mapa que ela nos deu: o primeiro lugar estava cheio, para passar no segundo camping tínhamos que passar por 6km de estrada de terra do tipo "costelinha", que treme o carro todo. Achamos um absurdo ter que pegar uma estrada ruim daquela. Ai eu virei o mapa que a mulher tinha me dado. Que va**!! estava explicitamente relacionando 3 dispersive campings e como chegar lá... que raiva...

pelo menos acampamos de graça, na beira de um lago no fim da noite =)

A vantagem de acordar cedo: vimos um Elk (alce) bem chifrudo! Esses bichos normalmente aparecem mais de manhã e no fim da tarde, quando não é tão quente. Esses chifres ai eles perdem todo ano, e todo ano os chifres crescem outra vez =)
N'évoa da manhã

Artisan Paint Pots
Artisan Paint Pots: essa coisa coisa preta meio nojenta e cheio de bolhas é uma mudpot. Mudpots são o resultado de rochas dissolvidas por ácido sulfúrico, que formam a lama e argila. O sulfidro de hidrogênio em gás forma as bolhas e produzem um cheiro de chulé com ovo podre.
Artisan Paint Pots: Isso ai é uma bolha de lama estourando em outra mudpot. A lama é mais aguada ou espessa dependendo da quantidade de chuva.

Sulphur Caldron: esse é  um "caldeirão cheio de" ácido sulfúrico. Ele é quase tão ácido quanto ácido de bateria, 10 vezes mais ácido que suco de limão. O pH dessa poça que cospe lama é 1! (o pH varia de 0 a 14, sendo 0 o mais ácido e 14 o mais básico). Ainda assim, bilhões de "thermoacidophiles", bactérias que amam viver em ambientes ácidos e quentes, vivem aqui e são responsáveis por converter o sulfido de hidrogênio em ácido sulfúrico.

Sulphur Caldron: mais um mudpot modificando a paisagem..

Dragon's Mouth: pensa numa caverna com água que solta fumaça e faz barulho de uma panela de pressão...

no dia seguinte cedo, mais névoa...
Norris basin: aqui pegamos uma trilha guiada com um dos guardas-florestais (park rangers). Eu recomendo bastante esse tipo de programa porque assim você aprende coisas que você nunca aprenderia só passando pelo lugar, e melhor ainda, está incluso no valor que você pagou para entrar no parque! Em parques grandes sempre há um jornalzinho com a programação listando o horário, o local e o tema.

Norris basin é um dos lugares com a água subterrânea mais ácida e mais quente de todas as áreas hidrotermais do Yellowstone, e também é o lugar com mais terremotos e explosões violentas de água . Muitas nascentes e fumaroles aqui possuem a temperatura maior que o ponto de ebulição da água. Aqui também é o lugar com a maior atividade sísmica do parque (pois está na junção de 3 grandes falhas). Os terremotos são os principais motivos pela qual novas nascentes, gêiseres e fumaroles aparecem, e também pelo qual muitos deles de repente ficam dormentes. Os terremotos acontecem nessa área o tempo todo, mas eles não são fortes o suficiente para serem sentidos por nós na superfície, mas são suficientemente fortes para alterar as características dessas fontes hidrotermais: nascentes se transformam em funaroles, ou geiseres viram nascentes, ou elas simplesmente param de jorrar água, ou um novo geiser pode surgir...tudo pode acontecer por aqui =)

Norris basin, Crater Spring.

Norris basin, Emerald Spring.

Norris Basin, Emerald Spring. A cor de uma hot spring  (spring = nascente) em geral indica a presença de minerais. Em uma nascente como a da foto acima, a água está absorvendo todas as cores exceto pela cor azul, que é refletida para os nossos olhos. Aqui nessa Emerald Spring, outro fator contribui para essa cor tão bonita que nos faz ter vontade de entrar nessa água (até nos lembramos de quão super quente ela é..): depósitos de enxofre no fundo. A cor amarela do enxofre se combina com o azul que é refletido, fazendo com que essa nascente de 8 metros de profundidade tenha essa cor esverdeada

Norris basin, Porcelain basin: um lugar quente e ácido, onde o ferro e o arsênio afloram.

Norris basin, Porcelain basin: esses ai em destaques são gêisers. Dá para ver eles em ação nesse vídeo que fizemos:

Norris basin, Porcelain basin

Norris basin, Steamboat Geyser: Pegamos essa semi-erupção deste gêiser, mas não tivemos a sorte de ver sua erupção de verdade. Quando esse gêiser expele água de verdade, se vê uma coluna de água escandante com 120 metros de altura por 24 horas! Isso faz desse gêiser um dos mais altos gêiseres ativos do mundo! Deve ser o máximo ver isso, mas esse gêiser é completamente imprevisível, a próxima erupção pode ocorrer em 4 dias ou 50 anos...

Norris Basin, Veteran Geyser

Norris basin, Vixen Geyser: nosso primeiro gêiser que realmente entrou em erupção de verdade, com água indo alto!

Norris basin, Vixen Geyser

Norris basin, puff n stuff geiser.

mais um pouco do que vimos lá se você ainda tiver curiosidade: