segunda-feira, 1 de junho de 2015

Tide pools de verdade, dunas e por-do-sol: Cannon Beach para Manzanita

20 de maio de 2015

Acordamos um pouco mais cedo e fomos tentar ver a maré baixa em Cannon Beach para tentar ver os tide pools que não vimos direito ontem. UAU, que espetacular ver todos aquela vida marinha sem ter que molhar meus pés!

Ainda, assim que chegamos, vimos 2 águias reais (bold eagles) voando em direção ao cocorucho (desculpe, não sei como chamar aquela montanha pontuda que sai do mar...) e muitos, muitos, muitos pássaros voando para não virar comida de águia. Talvez mais de 1000 pássaros. As águias chegaram, pegaram um pássaro adulto inteiro (agente estava pensando que a águia pegaria os ovos, ou um filhote, mas não... ) e foram embora.

Um senhor falou para nós que ele vai naquela praia a 46 anos e nunca tinha visto isso. Ficamos muito empolgados. Meia hora mais tarde, conversando com um dos biólogos voluntários que dava informações sobre a área, ele disse que isso acontecia várias vezes ao dia.... Droga, por isso dizem que a ignorância é uma dádiva, cortou nosso barato...

Muitos e muitos pássaros fugindo das águias

conseguem achar a águia?

Essa foto é um super zoom, então a resolução é um coco.... mas esse negócio embaixo das asas da águia é um pássaro adulto.

Tide pools: podemos andar a vontade desde que agente não mexa em nada e não pise em nada que não seja rochas sem vida e areia.

Todas são anêmonas. As da parte de baixo da foto estão abertas porque tem água, de onde elas se alimentam. As anêmonas da  parte de cima da foto estão fechadas, por isso estão assim encolhidinhas.

Essas são anêmonas menores e as conchinhas em cima delas são para protegê-las.

Estrelas-do-mar

Meio nojento as anêmonas fechadas e penduradas assim né?

Um close nas anêmonas fechadas. O verde mais claro é por onde ela come.

Reparem na foto uma linha dividindo as anêmonas. Essa linha é chamada de war line ou "linha de guerra" traduzindo ao pé da letra. Isso porque as anêmonas são assexuadas e se reproduzem por clonagem. As anêmonas geradas por um indivíduo não se misturam com as geradas por outro indivíduo, que são vistas como competidores e inimigos. Reparem que na foto há anêmonas verdes e também roxas, separadas pela "war line".

Essa coisa meio nojenta são barnacles (acho que a tradução é craca em português). Os tubinhos ficam agarrados na pedra e da parte mais dura nas extremidades, saem "perninhas" que capturam o alimento.

Seguimos viagem, passamos por um view point que devia dar uma vista linda em dias de sol...mas sol é algo que vemos muito pouco por aqui..

Mais ou menos aqui um cara que estava correndo nos parou para perguntar de onde vínhamos/ para onde vamos. Essa é a parte boa da viagem: quando começamos a pedalar e as pessoas nos faziam essa pergunta, sempre ouvíamos algo do tipo "nossa, longo caminho pela frente",  agora que já pedalamos 1000 km ouvimos um muito mais motivador "mesmoooo? nossa que legal, já pedalaram muito!
O cara estava muito impressionado, ainda mais depois que falamos para ele que acampamos 99% do tempo. Ele disse para o Fe que a esposa dele é "fantástica" e "durona" por eu topar fazer essa viagem. Fiquei com o sorriso de orelha a orelha me sentindo o último pedaço de chocolate do pacote =)
  Hora de mais um túnel. Esses túneis sempre me dão um pouco de medo porque dentro deles nunca tem acostamento e são meio escuros. Acho sacanagem esses túneis em subida! A parte boa é que na entrada do túnel tem uma placa indicando a presença de bicicletas com 4 luzes piscando. A velocidade máxima permitida para os carros cai de 50 mph para 30mph (milhas por hora). Para acionar as luzes nós apertamos um botão antes de entrar no túnel, igual aos que os pedestres apertam quando querem atravessar a rua.

Silver Point

Oswald West: Na praia vimos gente surfando, dava frio só de olhar para eles mas parece que a água do mar é mais quente no inverno que no verão. Na primavera e no verão, os ventos vindos de noroeste levam a superfície mais quente da água para longe do continente, forçando a água gelada do fundo dos oceanos para a superfície. Esse movimento da água traz a  água fria, rica em nutrientes, para cima. Esses nutrientes são a base da cadeia alimentar marítima.

Parte antiga da Oswald West, com árvores gigantes.

Enfim um pouco de sol! O sol começou a brilhar no instante que chegamos lá em cima, que alegria de finalmente ver o mar azul!

daqui foi uma descida maravilhosa a 60km/h que faz a subida valer a pena...

onde acampamos a noite: no meio das árvores. Adoro!

Montanha dificultando a passagem das nuvens.

Praia do camping em Manzanita.

A praia tinha dunas e até agora foi a mais bonita (não a mais interessante) que já vimos, talvez pelo sol.