domingo, 11 de outubro de 2015

Grand Prismatic, muita beleza num lugar só. E mais um americano me surpreendendo.

13 de julho de 2015



Último dia no Yellowstone. Passamos provavelmente mais tempo que o necessário aqui (7 dias dentro do parque), mas isso porque estávamos esperando uns amigos e a comunicação estava difícil. Se estiverem interessados em conhecer esse lugar, eu recomendaria 5 dias dependendo do passo de cada um. Eu e o Fe temos mania de querer conhecer tudo que dá o mais rápido possível. Se você é o tipo de pessoa que gosta de fazer tudo num ritmo normal para mais lento, talvez deva adicionar 2 dias nessa conta. Se você não for muito interessado em aprender sobre o que está vendo ou fazer as trilhas (tudo em plataforma de madeira, moleza!) e quiser só andar de carro e tirar foto com o principal, 2 dias dá!

Midway Geyser Basin, Grand Prismatic Spring: essas cores que se vê na foto são causadas por bactérias que vivem na água quente. A coloração diferente também se deve a temperatura da água, diferentes termo-bactérias vivem em diferentes temperaturas.
Midway Geyser Basin, Grand Prismatic Spring

Midway Geyser Basin, Grand Prismatic Spring: esse é um dos lugares mais famosos do parque. As cores desse lugar são incríveis. Passamos aqui ontem de manhã, mas tudo que vimos foi uma "névoa"..
Midway Geyser Basin, Grand Prismatic Spring vista de cima. Existe uma trilha não-oficial que leva lá para cima. A trilha não é mantida e é bastante íngreme, mas vale a pena conferir. 

só para destacar o contraste e a cor desse lugar. É fantástico!

Raduquemmmm!!


Midway Geyser Basin, Excelsiour Geyser Crater: esse é o outro lugar que fomos ontem e não dava para ver a água azul...

Midway Geyser Basin, Excelsiour Geyser Crater

A água dos dois lugares das fotos acima desemboca aqui nesse rio. Esse foi o único parque que passamos que eles não recomendam beber a água de afluentes menores como esse. Porque será!? (do Yellowstone River até pode, mas que medo!)... 
Midway Geyser Basin

Fountain Paint Pots, Bacteria Mat

Fountain Paint Pots, Clepsydra Geyser

Fountain Paint Pots, Silex spring
Morning Glory: esse lugar também é lindo, mas está perdendo seu brilho pela ignorância de muitos  que jogam galhos e objetos e entopem a saída da água quente, diminuindo sua temperatura.

Black Sand Basin: a textura do amarelo é assim porque esse local um dia era cheio de plantas, agora cobertas por sílica e bactérias.

Punch Bow Spring

West Thumb, Black Pool, e do lado, um lago normal...

E chega de Yellowstone! Andamos por todas as vias principais desse parque e várias secundárias. 
O que vimos aqui foi muito diferente de tudo que já havíamos visto.

Agora era a hora de achar um lugar para dormir...e banho! Paramos em um camping fora do parque e estava cheio. Perguntei para o atendente quanto era só para eu tomar um banho, e adorei o desfecho:
eu: você tem chuveiros aqui?
atendente: sim, mas só para quem fica aqui.
eu: e dá para eu pagar e tomar um banho?
atendente: eu não cobro banhos.
eu: ahh
atendente: o banho é só para os clientes, mas se eu não ver, não tem problema, e eu não vou sair daqui!

ADOREI!!! Ele falava comigo tão sério, não imaginava que ele fosse falar isso, ele deve ter ficado com dó de mim =)

Agora é hora de achar um lugar para dormir. Seguimos a indicação de um funcionário do parque de onde acampar de graça. Chegamos lá e os 5 lugares reservados para isso estavam ocupados, e na verdade eram 5 dólares por espaço, que ainda é bem barato. Conversamos com um dos caras que estava ficando lá se ele sabia de outro lugar para irmos . Ele nos disse: "eu estava com o mesmo receio porque todos os campings da região estão cheios, mas o ranger me disse: olha, eu não deveria estar te dizendo isso, mas ninguém vai lá checar. Se os lugares estiverem cheios, vocês podem dormir em qualquer canto naquela área!"

Ótimo de novo! Foi exatamente o que fizemos! Não muito certo, mas já era noite, péssima hora para tentar achar um lugar para ficar sem ver direito o que tem pela frente. E pelas instruções do atendente do camping onde eu tomei banho, não haveria outro em bons quilômetros, porque o próximo parque nacional também estava cheio...

Acabou que tomamos banho e dormimos de graça, eba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário