domingo, 19 de julho de 2015

Praia de vidro em vez de areia!

11 de junho de 2015



Hoje foi o dia de resolver pepinos. Clonaram meu cartão de crédito em Vancouver e foram algumas horas para resolver os pepinos. Que coisa, nunca clonaram nossos cartões de crédito no Brasil...

Hoje também foi dia de conhecer o Glass Beach, ou praia de vidro.

MacKerricher State Marine Park: Ficamos impressionados com a mudança de temperatura: saímos da barraca com sol e assim que chegamos no acesso à praia do camping já estava tudo coberto de neblina..

Glass Beach: A areia que costumamos ver nas praias aqui não se vê, em vez disso, o que vemos por aqui é vidro! Mesmo cavando um pouquinho!

Glass Beach: Em 1906, a costa norte da Califórnia foi arrasada por um terremoto. Fort Bragg (cidade onde fica Glass Beach) foi reduzida a escombros. Até 1906, as pessoas de Fort Bragg costumavam queimar ou reutilizar seu lixo. Depois do terremoto a quantidade de lixo era enorme e queimá-lo já não era tão simples. O que se fez foi jogar quantidades imensas de vidro, aparelhos domésticos e entulho no mar pensando que o oceano levaria tudo embora. Para a surpresa geral, o mar não sumiu com o lixo e eles tiveram um "lixão" a beira-mar. Em 1967, o governo percebeu o seu erro e fechou o lixão. Itens biodegradáveis foram decompostos, metais e outros itens foram vendidos para "ferro-velhos" e o vidro ficou. A erosão pelas águas do mar fez com que os cacos de vidro tivessem seus cantos arredondados e também deu a aparência polida que vemos hoje nesses vidros.
Glass Beach: Como em todos os lugares com coisas diferentes, as pessoas tendem a querer pegar lembranças para levar para casa (e deixar na estante pegando pó). Nos irritou bastante ver as pessoas escolhendo os maiores vidros para levar para casa (porque isso significa que as próximas pessoas terão cada vez menos para ver). O Fe ficou tão irritado quando percebeu que todas as mulheres daquela praia estavam de joelhos escolhendo vidrinhos para levar para casa que ele quis ir embora logo, extremamente revoltado. Fácil de entender porque as lojas de souvenires (lojas de lembrancinhas para turistas) sempre tem muita gente nos lugares mais legais, parece que é simplesmente difícil demais não sair com uma recordação palpável de um lugar legal. Mas eu confesso, nós também já fomos assim um dia. O que nos faltava, era olhar as coisas de uma forma mais abrangente.

Glass Beach vista do alto.

Jug Handle

Jug Handle

Nenhum comentário:

Postar um comentário